• Atendimento ao cliente: Loja SP - (11) 2380.3050 | Loja RJ - (21) 2208.8398

  • Whatsapp: (11) 94005.6880

Buscar
0 Item(s)
fechar

Meu Carrinho

Total (valor sem frete):

Ver minha sacola
Fechar PedidoContinuar Comprando

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

CARREGAR MAIS PRODUTOS

Cadeira de Rodas Higiênica e Banho

No Brasil, é fácil encontrar pessoas que tomam dois ou mais banhos por dia, a maior média entre os países. O simples ato de tomar banho é um hábito cultural do brasileiro. Porém, além da cultura, o banho beneficia o corpo.

Os Benefícios do Banho

O principal benefício proporcionado pelo banho é o cuidado com a higiene. Mais do que eliminar sujeira e odores do corpo, a correta higienização é uma prevenção importante de doenças, evitando a proliferação de fungos, bactérias e infecções, sobretudo na pele, o maior órgão do corpo humano. Além disso, o banho ativa funções importante do organismo. Um banho morno, por exemplo, melhora a circulação sanguínea, pois dilata os vasos sanguíneos da pele e relaxa os músculos, aliviando tensões musculares, dores de cabeça, cólicas, além de liberar endorfinas que provocam a sensação de bem-estar e relaxamento. Já o banho frio ativa a circulação sanguínea no corpo, porque quando a água fria entra em contato com a pele, ocorre a compressão vascular dos vasos que a irrigam, permitindo que outros órgãos sejam mais eficientemente irrigados, deixando o corpo mais acordado e ativo.

A Importância de uma Cadeira de Banho

Como descrito acima, o ato de tomar banho é uma atividade do cotidiano e, por todos os benefícios que ela proporciona, é fundamental que seja um momento prazeroso e relaxante. Para isso, é fundamental que seja respeitada a intimidade. Em alguns casos, é indispensável a presença de um acompanhante que auxilie no processo de higienização. Entretanto, quando possível, é imprescindível promover a privacidade e a autonomia. Por isso é tão importante para um cadeirante ter uma cadeira higiênica.

A cadeira de rodas de banho é um auxílio para melhorar a experiência de higienização e facilitar a utilização do vaso sanitário, para que essas atividades sejam feitas com mais praticidade e segurança, evitando acidentes e lesões de variados níveis de gravidade. É indicada para o público PCD, idosos, pessoas em tratamento pós-cirúrgico ou qualquer outra pessoa que possua alguma limitação motora que afete o equilíbrio ou a força muscular, impedindo a permanência em postura em pé pelo período necessário para a completa higienização corporal.

Modelos de Cadeira de Rodas para Banho

A cadeira de banho, ou cadeira higiênica, pode ter estrutura em aço, alumínio ou PVC. Os modelos de alumínio possuem uma estrutura forte e menor índice de corrosão por ferrugem, em relação aos modelos de aço, por isso são modelos mais resistentes e duráveis. Já as cadeiras de PVC são boas opções para quem não quer ter problemas com ferrugem, embora possuam estrutura menos robusta. As cadeiras de aço ficam em um meio termo, possuem estrutura forte, mas com maior probabilidade de desgaste, em relação aos outros materiais.

Existem muitos modelos de cadeiras de rodas higiênicas adaptáveis à diversos tipos de vasos sanitários. Entretanto, isso não diminui a importância de verificar as dimensões do assento, para o melhor posicionamento da pessoa na cadeira, bem como as medidas gerais do equipamento, relacionando com as medidas do banheiro onde o equipamento será utilizado. É importante considerar medidas como a do vaso sanitário, medidas do box, espaço para movimentação da cadeira, etc.

Para que o cadeirante possa ter autonomia, preservando sua intimidade e privacidade, uma boa opção é escolher um modelo de cadeira de banho com aro de propulsão, para que o cadeirante possa manejar sozinho a cadeira. Há também modelos dobráveis que facilitam o transporte e armazenamento.

A Cavenaghi possui diversos modelos de cadeiras de rodas higiênicas e banho, das melhores marcar, nacionais e internacionais, como Ortobrás, Jaguaribe, Rifton, Dellamed, Ortomix, Duralife.

Cuidados com a Cadeira de Banho

Como a cadeira de banho tem contato recorrente com a água, é necessário se atentar a lubrificação dos eixos, rolamentos das rodas, garfos e articulações da estrutura. É indicado a lubrificação mensal com graxa apropriada. Além disso, é importante o cuidado com porcas, parafusos e estrutura, ajustando-os quando necessário.

Apesar de ser projetada para o banho, o produto não deve ficar exposto em locais úmidos, quando não estiver em uso, para evitar o desgaste desnecessário do equipamento. O ideal é guarda-lo em local onde haja ventilação, mas protegido do sol, prolongando a vida útil do equipamento.