“Ocupar o tempo de quem está ocioso” vai muito além das inúmeras funções e atividades de um Terapeuta Ocupacional. Mas, antes, é preciso saber: quem precisa de um Terapeuta Ocupacional ou precisa fazer terapia ocupacional?
Se existe prejuízo na realização de atividades diárias do indivíduo, é hora de um Terapeuta Ocupacional “entrar em cena” para tornar essa pessoa mais independente e autônoma, melhorando a sua qualidade de vida e desenvolvendo habilidades para que a pessoa diante de uma limitação (temporária ou permanente) possa realizar suas atividades cotidianas, de ocupação, da forma que lhe for mais benéfica.
A terapia ocupacional é uma profissão que está relacionada com o desempenho das pessoas na ocupações, na atividades executadas no dia a dia. O Terapeuta Ocupacional é um profissional com formação acadêmica e pode trabalhar em casa, na escola, em hospitais, centros de reabilitação, instituições de longa permanência, ou seja, em diversos contextos aonde as ocupações acontecem, podendo ser atividades mais simples, como comer, se trocar, tomar banho como as atividades, ocupações e necessidades mais específicas e produtivas, como desenvolvimento de habilidades para o trabalho.
Terapia Ocupacional e as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida
São inúmeros os benefícios da terapia ocupacional para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Patologias como a lesão medular, pessoas que sofreram AVC ou que possuem alguma deficiência intelectual, de qualquer idade, precisam adaptar-se a uma condição que a deficiência introduziu em sua vida, partindo do pressuposto que na maioria delas, essas deficiências “limitam” as pessoas na realização dessas atividades. E, como já sabemos, o Terapeuta Ocupacional atua na melhoria do desempenho da execução de diversas e atividades. Dessa forma, ele poderá contribuir no desenvolvimento de alternativas sob um olhar técnico, fazendo com que as limitações impostas pela deficiência não o impeçam de exercer suas atividades diárias. Nesse caso, ainda pode haver a recomendação de equipamentos de tecnologia assistiva (como uso de cadeira de rodas, camas articuladas e poltronas reclináveis, além de andadores, muletas e bengalas, mesas especiais para realização de atividades, etc) que poderão servir como recursos que vão dar mais suporte e facilitar ainda mais o indivíduo na conquista da autonomia e independência.
O Cavenaghi Mais Perto e as nossas T.O. Karina Zahkia e Poliana Carolina

Com objetivo de proporcionar aos nossos clientes mais modernidade, praticidade e inovação, conciliando a expertise e a qualidade tradicionalmente conhecida, o Cavenaghi Mais Perto consiste na realização de um atendimento terapêutico online por meio de uma vídeo conferência, de forma mais consultiva e personalizada, analisando a necessidade de cada pessoa juntamente com o acompanhamento profissional para recomendação dos produtos, equipamentos de forma prática e completa, proporcionando a melhor experiência durante a jornada de atendimento e compra à distância, agregando valor à marca e aos produtos, gerando satisfação para os clientes e os aproximando de terapeutas renomados. O Cavenaghi Mais Perto é administrado pela Supervisora de Vendas Terapêuticas Karina Zakhia, Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, com aprimoramento em adequação postural e traumato-ortopedia pelo HC/FMUSP, com aperfeiçoamento em tecnologia assistiva e prescrição de cadeira de rodas, além de possuir vasta experiência no atendimento neuro-infantil na AACD Osasco/ SP. Para conhecer mais sobre o Cavenaghi Mais Perto, clique aqui . Além da Karina, temos também em nosso time de terapeutas da Cavenaghi a Poliana Carolina das Neves, Terapeuta Ocupacional formada pela USP de Ribeirão Preto, especializada em terapia da mão pelo HC-FMUSP. Possui aprimoramento em traumato-ortopedia pelo HC-FMUSP com experiência em adequação postural.
Dia 19 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional e a Cavenaghi parabeniza todos os profissionais dessa área pela sua importante atuação e contribuição para melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida!